Sindicato e empresa responsável pelo Plano de Carreira estão finalizando alinhamento para reunião com Grupo de Trabalho instituído pelo Governo

17 de Outubro de 2017

A diretoria do Sindaspes esteve ontem (16) em reunião com a empresa responsável pelo Plano de Carreira para tratar dos últimos ajustes com relação aos cargos, salários e impacto financeiro da proposta, por exemplo, uma vez que ele será apresentado ao Grupo de Trabalho para análise em reunião no dia 31 deste mês.

É nesse encontro, coordenado por Heyde dos Santos Lemos, da Secretaria de Estado e Gestão de Recursos Humanos (Seger), que será apresentada a proposta inicial do Plano de Carreira e efetivamente iniciada a discussão, uma vez que na reunião anterior havia sido instaurado o Grupo de Trabalho e debatido a metodologia do projeto.

Além da coordenadora, fazem parte do Grupo: Angélica Maria Torres (Seger), o presidente do Sindaspes, Sostenes Araujo, e o diretor jurídico da entidade, Wilker Kaizer, Marise Magnago de Andrade e Wagner Fischer Sarmento, ambos da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A portaria 1059-S, que instituiu o Grupo de Trabalho, foi publicada no Diário Oficial no último dia 10 de agosto.

"Estamos nos preparando para apresentar, juntamente à empresa Bravos Assessoria, uma proposta exequível e apropriada para atender as necessidades da categoria. O Plano de Carreira figura como a principal bandeira da entidade, porque é responsável por solidificar, fortalecer e valorizar os Inspetores, corrigindo equívocos estruturais e ainda a defasagem salarial, desde quando o cargo foi criado para desenvolver atividades-fins, muitas delas de risco, no sistema penitenciário capixaba", afirmou o presidente do Sindaspes.

Araujo lembrou que após reunião com Grupo de Trabalho a categoria vai ser convocada em Assembleia Geral Extraordinária para apreciar o Plano de Carreira proposto.

"Será discutido item por item da proposta durante a Assembleia. Os Inspetores serão ouvidos à medida que queiram agregar detalhes ao Plano ou retirar parcial ou integralmente algum item composto nele. O objetivo é deixar o Plano de Carreira o mais próximo possível de atender a todos os  anseios da categoria, para que a diretoria possa ir para as próximas reuniões com o Grupo de Trabalho totalmente alinhada com os propósitos dos Inspetores Penitenciários", explicou Araujo.

Assim que a data, o horário e local da Assembleia forem definidos, os Inspetores serão comunicados pelo site oficial e por meio dos delegados sindicais presentes em unidades prisionais de Norte a Sul do Estado.