Sostenes Araujo é eleito como secretário para Assuntos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário da CSPB

01 de Dezembro de 2017

Após intensa articulação junto à Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) e à Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), o presidente do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes), Sostenes Araujo, conseguiu garantir uma cadeira na diretoria da Confederação Nacional dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), tendo sido eleito para o cargo de secretário para Assuntos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. O mandato é de cinco anos, com vigência de 2018 a 2022.

A CSPB – que tem sede em Brasília, foi fundada em julho de 1958 e é a maior confederação de servidores públicos do Brasil, com mais de 50 federações filiadas, que somam mais de 1.500 sindicatos e representam servidores públicos brasileiros, no âmbito dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e nas esferas federal, estadual e municipal.

Araujo, que participou de quarta-feira (29/11), até hoje (01/12) do 24º Congresso Nacional da CSPB, intitulado "Do Estado que temos ao Brasil que queremos", falou sobre o novo cargo. O evento ocorreu no auditório do Hotel Nacional, em Brasília (DF).

"Compor a diretoria de uma entidade de grau superior (terceiro grau) nos fortalece ainda mais para lutar pelos Inspetores não só em âmbito estadual, mas também nacional. Ao negociarmos assuntos de interesse da categoria, estando lado a lado de uma federação e confederação fortes, de abrangência nacional, solidificamos nossa base e nos fortalecemos no movimento sindical. Este investimento, na atual conjuntura, é imprescindível e acredito que estamos no momento organicamente maduros para inserir e consolidar o nome dos Inspetores capixabas nas lutas e conquistas nacionais", garantiu Araujo.

O presidente do Sindaspes explicou que o objetivo do Congresso é debater a realidade trabalhista e sindical, os desafios e perspectivas e melhorias no ambiente sindical. Foram realizadas palestras e debates sobre "a construção do estado social democrático de direito, negociação coletiva no setor público, do direito de greve no setor público e organização sindical".

Entre os palestrantes de hoje esteve o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), dr. Francisco Gerson Marques. Ele ministrou palestra sobre "O instrumento da negociação coletiva no setor Público.