Diretoria do Sindaspes relembra conquistas em um ano à frente da entidade

08 de Março de 2017

A diretoria do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário (Sindaspes) tem mais motivos para comemorar: hoje (08/03), ela completa um ano de ativismo, representatividade, transparência e conquistas para a categoria.

Ao longo desse período, os dias e as missões não foram fáceis, mas os integrantes da Diretoria, desde o início não subestimaram o quão difícil seria. Todos estavam dispostos a trabalhar pelo bem comum, a ser e fazer a diferença.

Movidos pelos mesmos propósitos, assumiram primeiramente como Comissão Governativa e depois foram reconhecidos social e judicialmente como eleitos pela maioria absoluta.

Herdaram um legado de dívidas e dificultadores, mas o superaram: fizeram uma auditoria externa (últimos 5 anos), colocaram os débitos em dia, restabelecendo convênios, retomando os processos judiciais e oferecendo atendimento mais célere com ampliação do corpo jurídico, além da aquisição do sítio para fundação da sede recreativa – meta que, para muitos, parecia tão utópica e um grande avanço nas negociações com o governo.

“Primamos por ouvir as angústias e os anseios de Inspetores que atuam em distintas lotações, a debater soluções e permitir que a categoria retomasse o poder de decisão – quando quiseram investir no diálogo com o governo do Estado, investimos; quando acharam por bem protestar, fomos às ruas e fizemos nosso coro reivindicatório ser ouvido; quando decidiram pressionar com anúncio de movimento grevista, seguimos e, aos poucos, estamos colhendo os frutos”, lembrou, com orgulho, o presidente do Sindaspes, Araujo.

Araujo ainda destacou uma palavra-chave que sempre utiliza para definir a diretoria: transparência. “Perseguimos veementemente a transparência, ao longo desse período, já realizamos seis assembleias, prestação de contas na forma do estatuto da entidade e mantemos toda a documentação contábil à disposição dos servidores para conferência a qualquer tempo na sede do Sindaspes”, afirmou.

Há mais de 20 anos no sistema penitenciário capixaba, o diretor jurídico do sindicato, Wilker Kaiser, aproveitou para ressaltar o que considera um passo à frente que o Sindaspes deu ao se filiar e integrar a direção da Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen), que defende interesses de 22 sindicatos e da qual ele já integrava a diretoria.

“As dimensões que dizem respeito a um dirigente sindical são muitas. Atualmente, é fundamental ter dirigentes que tenham competência para atuar no campo social, saindo do regionalismo e ampliando sua participação em entidades nacionais. Pois é do âmbito federal que provém a estrutura macro que regulamenta a atividade do sistema penitenciário, que posteriormente é replicado em nível estadual”, refletiu Wilker.

O vice-presidente do Sindaspes, Fidel Borguignon, lembrou ainda da disponibilidade dos diretores, que sempre, que acionados acompanham juntamente com advogados, Inspetores que se envolvam em ocorrências policiais. “Independe de dia e hora, sempre que recebemos uma ligação de um associado envolvido em qualquer ocorrência, saímos de nossas casas para oferecer todo suporte emocional e jurídico aos Inspetores e suas famílias e acompanhamos os casos até sua conclusão”, relatou o vice-presidente.

Já o diretor de Comunicação do sindicato, Jonathan Furlani, é um dos responsáveis por da visibilidade às informações verídicas e as fazerem chegar aos Inspetores.

“Mantemos os servidores informados de tudo que os demanda e envolve direta ou indiretamente, por meio do nosso canal oficial de comunicação. Temos cumprido nosso objetivo de criar na categoria o hábito da leitura e de busca de informações por fontes fidedignas. Por isso, mantemos as notícias sempre atualizadas nas redes sociais, no site oficial e no nosso Informativo”.

A diretoria do Sindaspes agradece a todos que têm acreditado no trabalho desenvolvido pela gestão e, com isso, fortalecido a luta pela valorização e pelo reconhecimento do Inspetor Penitenciário capixaba.