Sindaspes quita débito do sítio que vai sediar área recreativa da categoria

19 de Junho de 2017

"Um bem para chamar de seu". Os Inspetores Penitenciários capixabas agora tem um imóvel próprio, devidamente quitado e pronto para receber a infraestrutura da sede recreativa da categoria. Isso, porque, o Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) finalizou há duas semanas, o pagamento do sítio, Ariatoa, a três quilômetros de Cariacica-Sede, e já deu entrada no processo de transferência de toda a documentação. O imóvel, que inicialmente custaria ao erário da entidade o valor de R$ 395 mil, foi quitado por R$ 294 mil.

O presidente do Sindaspes, Araujo, lembrou que assim que a diretoria formalizou a aquisição da área de 44 mil metros quadrados em cartório, após averiguar toda documentação do imóvel (escritura, registro, delimitação de reserva ambiental e outros), foram contratadas empresas para fazerem os projetos de topografia, arquitetônico e outros, que prevê área de lazer, com piscinas, campo society, churrasqueiras, estande de tiro, ponto de convivência, entre outros.

“Ao final dos trabalhos topográficos, a equipe me entregou o projeto no qual constava uma diferença entre a metragem da escritura da área e a real. De imediato, diante das informações e contrapontos do projeto, convoquei os demais membros da diretoria e o jurídico para decidirmos como proceder quanto ao caso fortuito. A atitude faz parte da missão e dos valores pregados pela atual diretoria, de honestidade, transparência e responsabilidade com os recursos advindos da categoria”, explicou Araujo.

O Sindaspes decidiu então sustar o último cheque na quantia de R$ 195 mil e notificar o antigo proprietário das terras extrajudicialmente duas vezes. Ele decidiu constituir advogado e analisar a melhor maneira de solucionar o impasse com o sindicato.

“Como era de interesse da diretoria manter a área, uma vez identificado que a metragem não incompatibilizava o projeto original, a diretoria decidiu negociar com o antigo proprietário, que concordou num abatimento equivalente ao metro quadrado (valor de mercado). Com isso, conseguimos um abatimento de R$ 101 mil e finalizamos o pagamento na semana retrasada”, detalhou o presidente do Sindaspes.

A notícia da situação do imóvel já havia chegado, em primeira mão, ao conhecimento dos associados na última assembleia geral ordinária, na qual foi apresentada e aprovada por unanimidade a prestação de contas semestral.

“Enfim, Inspetores podem se orgulhar e dizer que têm um bem, fruto do esforço coletivo e da contribuição sindical. E o empenho da diretoria para que todo esse projeto se torne realidade não para por aqui. Continuamos reunindo esforços para profissionalizar todas as ideias e torná-las viáveis, dignas de serem legado de diferentes gerações da nossa categoria”, desabafou Araujo.