Inspetores decidem em Assembleia aceitar proposta de negociação do Governo

02 de Março de 2017

Inspetores Penitenciários capixabas se reuniram na tarde de hoje (02/03), em Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes), no Ed. Casa do Comércio, em Santa Lúcia, Vitória, onde decidiram aceitar a proposta apresentada por escrito pelo governo do Estado na última sexta-feira (24/02). Em virtude da opção que fizeram, fica descartado o estado de greve.

A proposta apresentada abarca todos os pontos da pauta de reivindicações da categoria, formalizada na assembleia geral extraordinária realizada no último dia 13/02.

Após oficialmente aberta pelo presidente do Sindaspes, Sostenes Araujo, foi oportunizada a fala aos presentes à reunião. Alguns ponderaram, durante a Assembleia, que aceitar a contrapartida seria a melhor alternativa para a categoria no momento. Durante a votação, houve apenas um voto contra e duas abstenções, com os demais Inspetores (cerca de 300) favoráveis à contrapartida oferecida pelo governo.

O documento, assinado pelo secretário-chefe da Casa Civil, José Carlos da Fonseca Junior, e pelo assessor de Relações Sindicais da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Francisco José Carlos, traz pontos como a constituição de um grupo de trabalho permanente, a partir de junho deste ano, com a finalidade de discutir o Plano de Carreira da categoria e o início das negociações relativas à Escala Especial a partir de maio, com a autorização de pagamento de horas extras a partir de abril, enquanto persistirem as negociações.

“Apesar de não ser o ideal, a Diretoria enxerga as propostas do governo como um avanço. Estamos em momento crítico no Estado, com o governo negociando com várias categorias de servidores. A contrapartida soa como razoável, quando avaliamos o momento de instabilidade econômica que estamos atravessando”, considerou o presidente do Sindaspes, Araujo.

Ainda de acordo com a proposta, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) estaria providenciando a compra de EPIs (coletes, algemas e armas) de acordo com a demanda operacional e a disponibilidade financeira.

O saldo final da negociação é positivo para a categoria, principalmente na atual conjuntura, avaliou Araujo, que aproveitou para agradecer a confiança depositada na Diretoria sindical.

"Quero agradecer aos que sempre acreditaram em nosso trabalho, competência e honestidade para gerir o sindicato, e aproveitamos a ocasião para convidar a todos a somar forças em nossa busca incessante por melhorias para a categoria. Essa proposta é um forte indício de que estamos trilhando o caminho certo”, finalizou Araujo.

Confira a proposta encaminhada pelo governo do Estado: