Sindicato agradece a proatividade e homenageia Inspetor Rodrigo Lima Fernandes

30 de Junho de 2018

Orgulho e reconhecimento. Esses são dois sentimentos que traduzem a história do Inspetor Penitenciário Rodrigo Lima Fernandes, que atua no Centro de Detenção Provisória de Aracruz (CDPA). Ele é o responsável pela recaptura de um detento que participava de uma audiência no Fórum da Serra e fugiu pela BR-101.

Rodrigo – que estava de folga e distante do local de sua lotação, quando ocorreu a fuga – foi homenageado pela Câmara Municipal da Serra e recebe também as congratulações da diretoria do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) pelo seu ato de civilidade e bravura.

Ele contou que estava resolvendo problemas particulares e, ao sair do prédio da Prefeitura da Serra, avistou um homem com bermuda azul e sem camisa correndo em disparada pela BR-101.

"Era final da tarde, eu saía do prédio da prefeitura para ir embora, quando avistei um rapaz correndo e percebi que a bermuda azul, na verdade, era  o uniforme de detento da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Foi então que me  despertou a atençao, corri atrás dele, que ficava o tempo todo olhando para trás. Dei ordem de parada, e ele não obedeceu, aumentando a velocidade da corrida. Após uns 600 metros, consegui alcançá-lo e o imobilizei. Em seguida, acioneu o Ciodes-190 para enviar uma viatura e fazer a averiguação do indivíduo. Minutos depois, uma equipe da Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP), que fazia a escolta dele no fórum, apareceu e o levou de volta", detalhou Rodrigo.

O Inspetor poderia então ir embora, afinal já havia feito a sua parte, dado sua contribuição social, mas não. Ao descobrir que havia um segundo fugitivo, foi para área de brejo fazer buscas, juntamente com as equipes.

Durante a sessão solene na Câmara foi citada a importância do porte de arma fora de serviço. Além disso, o presidente interino do Sindaspes, Fidel Bourguignon, lembrou que a atitude do servidor faz jus ao pleito de transformar a categoria em parte oficial da Segurança Pública, como Polícia Penal, conforme prevê a PEC pela qual estão lutando para ser aprovada.

Rodrigo estava de folga e portando uma arma pessoal, pois, segundo ele, a Sejus não acautelou armamento para ele e outros servidores por falta de equipamentos de proteção individual (EPI's). "Reivindicação esta que faz parte da pauta de negociações do Sindaspes com o Governo do Estado e que tem avançado", acrescentou Fidel, que aproveitou para reiterar as congratulações ao Inspetor Rodrigo.