Pistolas e carabinas eram itens dos EPIs que faltavam ser entregues para uso dos Inspetores

01 de Fevereiro de 2019

Trezentos e noventa e oito armas foram entregues ontem (31/01), na Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP), no Complexo Penitenciário de Viana. O material é fruto de reivindicação e negociação intensa do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) junto à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

O armamento, sendo 328 novas pistolas Taurus modelo 100 e 70 carabinas Taurus CTT40, foi recebido pelo titular da DSP, Thiago Buzetti Zardini, que testou parte do equipamento.  As armas eram o último item dos equipamentos de proteção individual (EPIs) que faltava ser contemplado, conforme acordo entre a entidade e o órgão.

O presidente do Sindaspes, Sostenes Araujo, lembrou que, apesar da importância da aquisição do armamento, houve dificuldade em transformar esse pleito em realidade.

“Apresentamos a pauta de reivindicações ao antigo secretário, enfatizamos a necessidade da aquisição das armas para uso e segurança dos Inspetores, explicamos que diversos servidores estavam desguarnecidos sem acautelamento de armas, porque não havia material disponível. Insistimos nessa questão, acompanhamos as dificuldades com Exército e com pregão da PM, pressionamos dada urgência de termos os EPIs completos para garantia da segurança pessoal, mas também de todos os outros profissionais que atuam no sistema prisional e da sociedade, sempre que os Inspetores têm de realizar escolta externa”, afirmou Araujo.

O presidente lembrou que os equipamentos adquiridos são considerados confiáveis e de fácil manuseio e manutenção e são da empresa Taurus, que tem 79 anos de mercado e reputação sólida e que atende outras forças de segurança do País.

Diretor de Comunicação e Assistência Social do Sindaspes