Casa Civil propôs ao Sindaspes criação de Comitê para ajuste do Projeto de Hora Extra

18 de Novembro de 2016

Mais de 250 Inspetores Penitenciários foram às ruas ontem, em protesto organizado e realizado pelo Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Espírito Santo (Sindaspes).

A concentração do ato público aconteceu na praça de Jucutuquara, às 9 horas, onde os Inspetores da Grande Vitória permaneceram até às 10h40, aguardando a chegada dos servidores de Barra de São Francisco, São Mateus, Colatina, Linhares, Cachoeiro do Itapemirim, Marataízes e Guarapari.

O presidente assumiu a palavra, deu as boas-vindas aos Inspetores e pediu uma salva de palmas aos guerreiros que ali estavam – alguns que tinham acabado de deixar o plantão, outros na sua folga, e aqueles que acordaram de madrugada e enfrentaram horas no trânsito do interior até ali.

Ele elencou as reivindicações, entre elas: reposição das perdas salariais; reajustes inflacionários; baixo efetivo de servidores; escassez de materiais de segurança e condições de trabalho (coletes balísticos, acautelamento de armas e escalas de trabalho que não respeitam o princípio da isonomia, sobrecarga do efetivo atuante, em função das limitações legais dos servidores em designação temporária), e Hora Extra, que foi recentemente negada pelo Comitê de Controle de Gastos do governo do Estado.

De lá, com faixas em punho, que diziam: “Hoje o PRETO da farda representa o luto pela desvalorização da categoria” e “Sistema Prisional superlotado. Capacidade: 13.784 presos. Ocupação: 19.600” e entoando frases de efeito, como: “Sistema Modelo, salário pesadelo”, o grupo seguiu pela Curva do Saldanha até a frente do edifício Fábio Ruschi, no Centro, sede da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

A passeata se deparou com apoio de moradores e trabalhadores da região, que aplaudiram, apoiaram e saudaram a categoria ao longo do percurso.

Em frente ao Fábio Ruschi, Araujo, expôs as dificuldades enfrentadas na negociação com o governo do Estado. Em seguida, foi a vez do Inspetor Wilker Kaiser falar sobre sua experiência em 20 anos de sistema e motivar a categoria a se fortalecer na luta pelos direitos dos Inspetores.

Araujo e o vice-presidente, Fidel Bourguignon, foram até a Sejus e protocolaram um ofício, no qual explicavam as reivindicações e solicitavam um retorno sobre as demandas.

Nesse momento, o telefone de Araujo tocou. Era o assessor de relações sindicais do governo, Francisco José Carlos,  convidando a diretoria do sindicato para uma reunião para tratar sobre a pauta de reivindicações.

Ainda sob o sol de quase 30 graus, os Inspetores seguiram firmes em passeata até o Palácio da Fonte Grande, uma das sedes do governo, no Centro. Lá, o ofício também foi protocolado, e os Inspetores encerraram a manifestação, que ocorreu de forma legítima, ordeira e pacífica.

Durante a reunião, para a qual a diretoria foi convocada como efeito imediato do protesto, o subsecretário da Casa Civil Roberto Carneiro e o assessor de relações sindicais do governo propuseram ao Sindaspes a criação de um grupo (comitê) para iniciar a discussão do projeto de hora extra na próxima semana. A data do novo encontro vai ser definida hoje (18/11).

“Eles expuseram que o projeto é viável e foi reprovado por questões técnicas, no entanto, é possível fazer ajustes, desde que haja algumas concessões por parte da Sejus, para buscar a aprovação. A negociação vai ser conduzida por um comitê envolvendo a Casa Civil, a Seger, a Sejus e o Sindaspes, da mesma maneira como foi feita a negociação para nomeação da Turma Fox”, explicou Araujo.