Sindaspes parabeniza Inspetores Penitenciários

20 de Junho de 2017

Hoje é dia de enaltecer a bravura, coragem e resistência do profissional que enfrenta o dia a dia num lugar que a maioria não quer estar, a unidade prisional. Inspetores Penitenciários capixabas devem ser lembrados todos os dias, mas hoje, 20 de junho, em especial por ser a data instituída e dedicada oficialmente a eles desde 2012.

O presidente do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes), Araujo, lembrou que a categoria é de extrema importância social e vem buscando por meio de entidade representativa a valorização e o reconhecimento profissional.

"Escolhemos uma profissão de riscos, encaramo-os no labor diário sem temor, muitas vezes sem as condições ideais.  Com empenho, dedicação e muito trabalho transformamos um sistema caótico em um modelo prisional referência no País e mundo afora e, aos poucos, em função da seriedade com a qual temos atuado, temos ganhado voz, representatividade e estamos buscando melhorias para essa categoria antes tão subjugada. Nossa missão é transformar a imagem e aceitação do Inspetor e temos conseguido, com apoio de todos os colegas de farda", afirmou Araujo.

O vice-presidente do Sindaspes, Fidel Bourguignon, ressaltou que impedir e controlar motins, rebeliões, resguardando apenados e sociedade ao entorno; encarar os riscos das escoltas; garantir a segurança dos detentos no banho de sol; fazer cumprir os direitos dos internos e de suas famílias são apenas algumas das atividades executadas pelos Inspetores diariamente e que elas fazem da profissão a segunda mais perigosa e desgastante do mundo, segundo a Organização Internacional do Trabalho.

"Apesar do ônus da profissão, a escolhemos, nos dedicamos a ela e fazemos diariamente o nosso melhor, porque temos envolvimento e consciência da nossa responsabilidade com a segurança pública, a Justiça e a sociedade", afirmou Fidel.

Por todo seu mérito, mas também pelo enfrentamento das dificuldades e pelo otimismo e a garra para manter a dignidade profissional, que Inspetores merecem e recebem hoje os parabéns.

Parabéns, Inspetores!