Inspetores vão ter licença-paternidade ampliada de 5 para 20 dias

06 de Abril de 2017

Os Inspetores Penitenciários capixabas estão a um passo de conquistar o direito de ter a licença-paternidade ampliada de cinco para 20 dias. Isso, porque ontem (05/04), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou o Projeto de Lei que beneficia servidores estaduais. A proposta segue para a sanção do governador Paulo Hartung (PMDB).

O benefício inicial, chamado Marco Legal da Primeira Infância (PLC 14/2015), já era concedido a servidores federais e trabalhadores da iniciativa privada que aderiram ao Programa Empresa Cidadã desde maio do ano passado e não é válido somente para filhos biológicos, mas também para crianças adotadas com menos de 1 ano.

O presidente do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes), Araujo, avaliou positivamente a iniciativa do governo, a decisão dos deputados que aprovaram a medida e a consequência dela para os servidores capixabas.

“Dar mais dias de licença-paternidade reforça a importância do pai desde o acompanhamento do pré-natal, no apoio pós-parto e na criação do vínculo com o filho. A ciência prova e a experiência social comprova que o envolvimento do pai na primeira infância auxilia no desenvolvimento da criança também a longo prazo. Privar o servidor estadual desse direito é ter consciência de que vai receber um profissional desmotivado e desprovido de 100% da sua capacidade laboral”, afirmou Araujo.