Projeto Semeando a Liberdade da PRSM recebe visita do Sindaspes

05 de Janeiro de 2018

Integrantes da diretoria do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) visitaram a Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM) e o projeto idealizado pelo diretor da unidade, o Inspetor Flávio Ogioni, o "Semeando a Liberdade", no último dia 22 de dezembro.

Durante a visita, o presidente do Sindaspes, Sostenes Araujo, foi informado, em primeira mão, que a iniciativa - implementada em 2014 e premiada pela Coca-Cola Brasil - segue dando frutos.

"Neste mês serão plantados pelos internos da PRSM cinco hectares de café conilon e um hectare de goiaba cortbel. Lembrando que durante sua existência foram semeados na fazenda de 100 hectares, mais de seis hectares de goiaba, cinco de maracujá e um de banana", explicou Ogioni à diretoria.

Cada hectare plantado na Fazenda Rancho das Telhas, anexa à PRSM, produz cerca de 25 toneladas de fruta por ano, numa média de três colheitas.

O diretor da PRSM lembrou que o "Semeando a Liberdade", que é uma parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), a Cáritas Diocesana de São Mateus, o Incaper, a Trop Frutas, Leão Alimentos e Bebidas, Associação Semeando a Liberdade e prefeitura local, beneficia detentos do regime fechado, que com seu trabalho, conseguem remição de pena (a cada três dias trabalhado, um dia a menos de pena a cumprir), além de remuneração de um salário mínimo mensal - parte vai para conta pecúlio, parte para a família do interno e a última para o preso.

"É uma iniciativa que visa a ressocialização, o incentivo ao trabalho, a especialização de mão de obra e a sustentabilidade. Um projeto que tem sido reconhecido não só pela ação social na qual está envolvido, mas pela seriedade e longevidade com os quais o diretor e sua equipe o têm tratado", afirmou o presidente do Sindaspes, que aproveitou a visita para parabenizar a todos os Inspetores envolvidos direta e indiretamente no projeto.