Número de servidores licenciados para Sindaspes é alvo de denúncia e caso é arquivado pelo MP-ES

03 de Julho de 2017

Uma denúncia anônima foi registrada na Ouvidoria da Procuradoria Geral de Justiça, na qual o denunciante questionava a quantidade de Inspetores liberados para exercerem mandato sindical no Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes).

Durante a apuração do fato, o secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, foi oficiado e a Gerência de Gestão de Pessoas (GGP) da Sejus respondeu a demanda, informando que o Sindaspes apresentou toda a documentação necessária, tendo, portanto, o direito de licenciar, conforme artigo 3º da Lei 5.336, quatro servidores para mandato classista e mais um para entidades de grau superior.

A informação prestada pelo GGP foi confirmada pelo Sindicato, que inclusive enviou anexo ao ofício a lista de filiados para ser juntada no processo.

Estão à disposição do Sindaspes: o presidente Sostenes Araujo, o vice-presidente Fidel Borguignon, o tesoureiro Rhuan Karllo  e o diretor de comunicação Jonathan Furlani. O diretor jurídico, Wilker Kaizer é cedido à Fenaspen e atua no Sindaspes, mas sempre que acionado pela federação, segue para Brasília.

Uma vez comprovada pela Sejus e pelo Sindaspes a licitude das concessões, o MP-ES decidiu arquivar o processo e comunicou a diretoria do Sindicato no último dia 28.

“O arquivamento do processo vem apenas ratificar o pensamento e a prática atual do Sindicato, de ser responsável, legal, ético e acima de tudo transparente com relação às suas ações e obrigações”, afirmou o presidente do Sindaspes, Sostenes Araujo.