Os Inspetores Zero Vinte e Helmer são homenageados por colegas e pelo Sindaspes

04 de Agosto de 2016

Foram cerca de 12.240 dias, 408 meses, 34 anos de uma vida dedicada ao trabalho no sistema prisional capixaba. Apesar de grandiosos, os números não expressam a dimensão da importância e do legado deixado pelo Inspetor Penitenciário Zero Vinte.

O servidor, que sem nenhuma falta injustificada ou punição pendurou as algemas para fazer jus à mais que merecida aposentadoria, se despediu dos colegas recebendo uma justa homenagem na Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP), onde atuou nos últimos sete anos.

Zero Vinte, com sua humildade característica, fez questão de deixar um recado, em áudio para todos, no qual diz:

"Companheiros, gostaria de estar agradecendo a vocês, pois essa minha aposentadoria é uma aposentadoria pela qual vocês contribuíram muito para que eu pudesse chegar aonde eu cheguei. Vou continuar em oração por todos vocês. Muito obrigado pelos bons momentos e os momentos difíceis que a gente passou no sistema, mas tenham fé, acreditem e que Deus abençoe todos vocês, em nome de Jesus, Amém!".

Assim como Zero Vinte, o Inspetor Helmer também se despediu há três dias  dos colegas da CASCUVV, sua última lotação, e de toda a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) após 37 anos de dedicação. Ele frisou que, mais que colegas de profissão, o sistema prisional lhe proporcionou amigos, que vai levar para o resto da vida, entre eles, o Zero Vinte, a quem incentivou entrar no serviço público.

"São apenas três dias como aposentado, a ficha ainda não caiu. Mas deixei a atividade com a certeza de que combati o bom combate, com a consciência tranquila de que fiz o melhor que pude ao longo desses anos todos", afirmou Helmer.

O Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) não poderia deixar de agradecer aos dois exímios servidores, que ajudaram a transformar a antiga imagem de carcereiro, estereotipado num homem bronco com um molho de chaves que só servia para abrir e fechar cela, em Inspetor Penitenciário, profissional essencial para o funcionamento dos presídios e a segurança  dos internos, dos servidores e da sociedade.

"Eles ensinaram a todos, não só com palavras, mas com atitudes a importância de servir o Estado com responsabilidade, compromisso, agregando qualidade ao trabalho sem abrir mão dos direitos da categoria, pelos quais também lutaram", lembrou o presidente do Sindaspes, Araujo, que deseja a eles que descansem, mas, sobretudo, aproveitem a vida da melhor maneira que puderem, pois são merecedores.