Sindicato se coloca à disposição de Inspetores que prestaram assistência a servidor ameaçado por bandidos

28 de Dezembro de 2017

O Sindaspes colocou o Jurídico da entidade à disposição de todos os servidores que prestaram assistência ao Inspetor Penitenciário ameaçado por bandidos junto à família na última segunda-feira (25/12), no bairro Marcílio de Noronha, em Viana.

Durante a ocorrência, dois meliantes que estavam em uma moto tentaram contra Inspetores, que revidaram e os alvejaram. Um deles foi atingido na região torácica direita e morreu e o outro foi baleado no braço direito e socorrido. Ele está internado.

O presidente do Sindaspes, Sostenes Araujo, era um dos que estava no local dando apoio junto ao também diretor da entidade, Jonathan Furlani, para que o Inspetor recolhesse seus pertences e fosse para a casa da mãe até que a situação se resolvesse. Ele acompanhou o caso in loco e depois na Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), juntamente com o diretor Jurídico, Wilker Kaizer de Freitas e o advogado do Sindicato, Dr. Rafael Wandermurem, que seguirá acompanhando o caso a ser investigado pela Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) de Viana.

"Daremos, além do nosso testemunho quanto ao ocorrido, uma vez que lá estávamos, todo o suporte necessário ao Inspetor que foi vítima de ameaça e também a todos os outros que saíram de suas residências para amparar o colega de farda no momento de risco. É um trabalho que sempre fazemos com todos os servidores envolvidos em ocorrências e nesse caso não seria diferente", afirmou Araujo.

Ele ainda lembrou que passou por situação semelhante e infelizmente ela não é atípica. "Eu mesmo, antes de ser presidente do sindicato, já havia passado por situação de ameaça e tive que me mudar do bairro em que fui criado. Infelizmente é um risco inerente à profissão e a grande maioria dos Inspetores, em função dos baixos salários que recebem, tem de morar em bairros periféricos, o que potencializa a insegurança e o contato com detentos ou ex-detentos, que atentam contra sua vida", lembrou.