Sindicato contrata empresa para elaborar Plano de Carreira da categoria

10 de Maio de 2017

O Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) acaba de cumprir mais um compromisso firmado com a categoria: a contratação de uma empresa especializada para elaborar o Plano de Carreira da categoria a ser apresentado e, em junho, começa a ser debatido com o Governo do Estado.

A primeira reunião entre a diretoria do Sindicato e o diretor executivo da empresa Bravos Assessoria, Dr. César Albenes de Mendonça Cruz, ocorreu ontem (9/05). Nela foram discutidos os principais tópicos que deverão ser elencados na proposta.

Albenes tem vasta experiência nas áreas de Políticas Públicas de Trabalho, com ênfase em temas, como: reestruturação produtiva, competências, formação profissional, trabalho, educação e qualificação profissional. Assessora Sindicatos e Movimentos Sociais na área de Formação Política no Espírito Santo. Exerce assessoria em Políticas Públicas, planejamentos de sindicatos e movimentos sociais.

O presidente do Sindaspes, Araujo, ressalta a importância dessa pauta, que demonstra compromisso com as causas da categoria e o comprometimento com aquilo que foi proposto à classe.

“O bom funcionamento e o sucesso das instituições estaduais públicas dependem do investimento na capacitação permanente e valorização de seus servidores e também em investimentos na infraestrutura administrativa, aumento do seu quadro de pessoal, implantando políticas públicas que atendam, no nosso caso, aos anseios dos Inspetores e do Sistema Penitenciário”, defendeu Araujo, que ainda explicou:

“Queremos um Plano de Carreira para a gestão de pessoas, claro, transparente, consistente e que desenvolva oportunidades objetivas, valorativas e contemplativas reais ao Inspetor, criando mecanismos para motivar, atrair, engajar e manter os profissionais no sistema, para que não precisem buscar fora outras oportunidades de trabalho, como acontece hoje, em função da desvalorização profissional e falta de incentivo”, frisou o presidente.

O diretor jurídico da entidade, Wilker Kaizer de Freitas, reforçou que, uma vez debatido com o Governo e aprovado, o Plano de Carreira corrigirá este erro que sempre esteve presente na estrutura salarial da categoria, que é a falta de valorização do Inspetor no decorrer de sua vida profissional. “Pois hoje o que ganha um Inspetor há mais de 21 anos na função não é nem o salário inicial de muitos Inspetores em vários estados”, lembrou.

Wilker lembrou que, antes mesmo de a atual diretoria do Sindaspes assumir, já firmava compromisso de seriedade e determinação em buscar melhorias de condições de trabalho e salariais da categoria.

“Demonstramos isso, quando da negociação da Hora Extra, a qual, depois de árduas tratativas, foi concedida à categoria, algo que sabemos não ser o ideal, porém, no momento de dificuldade com que passe o funcionalismo público atravessa, configura-se como um avanço”, citou o diretor jurídico.

A diretoria do Sindaspes esclarece que tem conhecimento de que o debate que se aproxima com o Governo não será fácil – tendo em vista o cenário econômico que atravessa o Estado e o País –, porém, não medirá esforços para que esse desiderato se concretize, visto que entende que já passou da hora de a categoria ter o reconhecimento que merece.