NOTICIAS

Grupo de Inspetores se reúnem e arrecadam mais de 900 pacotes de fraldas para idosos de asilo

09 de Dezembro de 2018

Eles chegaram ao asilo Avedalma Lar dos Idosos, em Cariacica-Sede, na tarde do dia 07/12, confiantes de que estariam lá para fazer uma boa ação, para doar. No entanto, o grupo “Caveiras do Bem” foi surpreendido ao receber: sorrisos sinceros, abraços apertados e palavras de motivação.

Thifani, Erasmo, Danieli, Fernando, Loredani, Luziene, Pedro Mileip, Mylla, Letícia e Alice(filhas de Erasmo), além de Annie(filha de Thifani), entregaram mais de 900 pacotes de fraldas geriátricas, cerca de 7200 fraldas - item de extrema necessidade na instituição -  e entregaram à administração da entidade, que é mantida por meio de filantropia. Eles visitaram os 70 idosos que vivem lá, entregaram uma lembrança de fim de ano, bateram papo, riram e souberam um pouco da história de cada um que ali pretendem descansar o fim de sua jornada na terra.

Seu Jhonny, por exemplo, foi o primeiro a puxar assunto. Ele, que nasceu em Ibiraçu, viajou vários estados o País trabalhando como bombeiro hidráulico, adora caminhar pelos jardins do Avedalma, de receber visitas, fazer novos amigos e de ouvir uma boa moda sertaneja. “Gosto mesmo é de sertanejo de raiz, aquele mais antigo. Tenho um radinho no meu quarto e também arranho umas modas no violão que eu ganhei aqui”, conta ele, que fez questão de mostrar sua casa - que fica no bloco chamado “Lar Fraternidade”.

Ele morava sozinho em São Paulo, quando decidiu vender a casa, voltar ao Estado e ir morar no asilo. “Aqui é o melhor lugar do mundo pra mim. Tenho amigos, faço atividades, sou bem cuidado e sou conhecido até por quem não mora aqui”, afirmou o vovô simpático.

Além dele, tem a dona Maria Olívia, agraciada por uma elegância e requinte ímpar, dona de um sotaque português acentuado e um vocabulário riquíssimo. Muito acolhedora, agradeceu a lembrança que recebeu, a visita do grupo, abraçou as crianças que lá estavam e desejou a todos proteção e muita prosperidade.

Já dona Leopa, a mais velha do Lar dos Idosos, no auge dos seus 113 anos, é a famosinha da casa. Ela está aos cuidados da equipe médica na enfermaria, mas muito desenvolta e lúcida. Tirou fotos com o grupo de Inspetores e fez questão de recitar um poema chamado “Tempo”, que ela aprendeu quando ainda era jovem. E é de se espantar com o quanto que a memória dela é boa - o poema é longo, cheio de trocadilhos e ela sequer gaguejou.

Os Inspetores, encantados, aplaudiram o feito. Antes de irem embora, resolveram perguntar à terapeuta  ocupacional da instituição, Morena, que os acompanhou durante todo tempo no Avedalma para quanto tempo daria as fraldas arrecadadas. Para a surpresa de todos, a resposta foi:  “cerca de três meses”.

Por isso, a Inspetora Thifani deixa um recado. “Foi a primeira visita que fizemos ao Avedalma, ficamos muito surpresos com o lugar, aconchegante, limpo, os idosos são bem cuidados, tem uma equipe de profissionais que vai desde enfermeiros, assistente social, até nutricionista, fazem atividades para estimular a parte cognitiva, motora, e tudo isso é mantido por meio de doações. Aí que vemos que se houvesse recursos públicos muito mais poderia ser feito. Mas já que não temos como mudar essa questão, só o que podemos fazer é ajudar. Pretendemos fazer outras ações como esta de hoje e pedimos que outras pessoas que tiverem interesse também colaborem”, pediu Thifani.

A equipe dos Caveiras do bem agradecem aos inspetores do CDPVV, PSME1, DSP, CDPV2, PSMA 1, PSMA 2, DOT e PAES que contribuíam com a causa, além dos parceiros da iniciativa privada: Farmácia Moxuara e AcelorMittal Tubarão e do SINDASPES.

Quem tiver interesse em colaborar de outra forma, com dinheiro, roupas, fraldas ou alimentos pode entrar em contato com a instituição pelo telefone 3254-2777.

Assessoria de Comunicação do Sindaspes

Kamila Rodrigues
Tel.: (27) 99809-6376

Diretor de Comunicação e Assistência Social do Sindaspes
Jonathan Furlani
Tel.: (27) 99667-8563
comunicacao@sindaspes.com.br
 

NOVO SINDASPES, COMPROMISSO E ÉTICA NA LUTA PELA CATEGORIA!