Sindicato decide realizar ato público para pressionar o Governo

10 de Outubro de 2016

A diretoria do Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) se reuniu nesta manhã (10/10), na sede do sindicato, em Maruípe, Vitória, para debater novas ações quanto às reivindicações e negociações com o Governo do Estado. Durante o encontro, foi deliberado por uma manifestação para acontecer no dia 17 de novembro, às 9 horas.

O ponto de encontro do protesto será na praça de Jucutuquara, ao lado do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), na capital, e todos os Inspetores Penitenciários estão convocados a fazer coro por essa luta.

O presidente do Sindaspes, Araujo, informou que para comodidade dos servidores serão disponibilizadas três vans para as regiões Norte, Noroeste e Sul  (desde que atinjam a capacidade de lotação), para que os servidores que não quiserem utilizar seus veículos ou que não tenham condução, possam vir e voltar, de modo a garantir sua participação efetiva na manifestação.

Entre os motivos do protesto, estão:

1) Baixo efetivo de servidores nas unidades prisionais e Diretorias de Segurança Penitenciária (DSP) e de Operações Táticas (DOT);

2) Falta de retorno, parecer e decisão sobre projeto de Hora Extra apresentado pelo sindicato à Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e à Secretaria de Gestão de Recursos Humanos (Seger) no dia 22 de junho. No dia 21 de julho o Sindaspes solicitou uma reunião para cobrar um parecer sobre o projeto; No dia 27 de julho, provocado pelo Sindicato, o secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, informou que a proposta seria encaminhada para análise do Comitê de Controle e Redução de Gastos do Governo do Estado; No dia 4 de agosto, o referido Comitê foi oficiado pela Sejus; No dia 9 de setembro, sob pressão da diretoria do Sindaspes, por retorno e pela urgência da adoção do projeto, Pontes enviou novo ofício ao Comitê, reforçando o interesse e a necessidade do projeto e pedindo informações preliminares ou definitivas sobre a Hora Extra. Ainda sem retorno.

3) Escassez de materiais de segurança e condições de trabalho (coletes balísticos, acautelamento de armas e escalas de trabalho que não respeitam o princípio de isonomia, sobrecarga do efetivo atuante, em função das limitações legais dos servidores em designação temporária.

4) Edital com 4 mil vagas para cadastro de reserva, sem prever o número de vagas para contratação.

"Estamos negociando diuturnamente com o governo, de forma aguerrida, fazendo os embates necessários, porém, de maneira legal e responsável. Mesmo ciente da morosidade calçada no excesso de cautela pelas condições econômicas e políticas do Estado sob reflexo do País, é necessário adotarmos medidas mais enérgicas para obtermos respostas, pois, tanto as condições de trabalho, quanto o salário, que já eram ruins no início das negociações, com o tempo têm se degradado ainda mais, fazendo com que o retorno às reivindicações urjam”, defendeu Araujo, que aproveita para convidar a todos para encampar essas e outras causas da categoria durante a manifestação, no próximo mês.