Sindaspes convida servidores a participar de campanha de doação de sangue

13 de Janeiro de 2017

A diretoria do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) vai promover um ato solidário de doação de sangue no dia 17 de janeiro, e convida todos Inspetores para se unirem e participarem da ação.

Os integrantes do Sindicato vão se dirigir ao Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes), na avenida Marechal Campos, em Maruípe, Vitória, permanecendo de 07 às 09 horas, porém, as doações de sangue podem ser feitas ao longo do dia, das 7 horas às 17h30.

“Esta responsabilidade social não deve se limitar à simples doação de sangue por um cidadão. É importante conseguirmos passar essa mensagem adiante e transformar nossos colegas em doadores, formando uma corrente de multiplicadores”, lembra o diretor de Comunicação do Sindaspes, Jonathan Furlani.

O vice-presidente do Sindaspes, Fidel Borguignon, ressalta que o estoque do Hemoes, que atualmente está abaixo de sua capacidade, precisa receber diariamente, no mínimo, 120 doações. “A doação é um compromisso de vida, um ato de cidadania, que representa o conhecimento e a responsabilidade em ajudar a manter a vida do próximo”, defende Fidel.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

“A doação é um ato de solidariedade e muitas pessoas não têm a dimensão da importância dessa atitude, mas cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas”, lembrou o presidente do Sindaspes, Araujo.

A Hemorrede é responsável por abastecer 51 serviços, entre hospitais e agências de transfusão no Estado. “Precisamos contribuir com essa causa, hoje apenas 1,8% da população brasileira doa sangue, mas nós, Inspetores capixabas, temos condições de aumentar esse percentual e fazer a diferença por essa causa”, finaliza o 1º Tesoureiro, Rhuan Karllo Alves Fernandes.