Sindicato oficia secretário de Governo para dar continuidade a debates da pauta de reivindicações da categoria

02 de Outubro de 2017

O Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) enviou hoje (2 de outubro) ofício ao Secretário de Estado do Governo, Paulo Roberto Ferreira, e ao subsecretário de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e Relações Sindicais, Francisco José Carlos, solicitando uma nova reunião para dar continuidade às discussões sobre a pauta de reivindicações da categoria.

O presidente do Sindaspes, Araujo, esclarece no documento que alguns temas elencados na pauta ficaram pendentes de análise na última reunião, que ocorreu no dia 18 de julho. Entre eles, a Escala Especial e a necessidade de abertura de Concurso Público para Inspetores, considerando déficit de servidores do sistema penitenciário e o recente anúncio de certames para as áreas de Segurança Pública e da Educação.

Araujo lembrou que a Escala Especial é um dos pontos de reivindicação mais importantes para a categoria, pois é sinônimo de valorização e reconhecimento profissional e financeiro dos Inspetores. A medida tem efeito permanente com relação a minimizar o déficit de servidores e a manter estimulados os profissionais para que permaneçam no quadro de efetivos da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Além disso, o Estado tem experiências positivas em outras áreas de segurança que mostram o quanto a adoção da Escala Especial é eficaz para ambos, é o caso das Polícias Militar e Civil, por exemplo.

O Sindaspes vai continuar também os debates sobre a proposição de concurso público, com a sugestão da inclusão de uma nova etapa: a prova de títulos.

"A prova de títulos é capaz de ampliar o filtro, garantindo que aprovados que tenham capacitação e experiência na área prisional sejam beneficiados - o que representa ganhos para o profissional, que melhorará sua classificação no certame, e para a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que vai contratar um profissional que já tem o perfil para desenvolver as atividades do cargo", afirmou o presidente, que acrescentou:

Assim que a reunião for marcada, a data será informada aos servidores por meio do principal canal de comunicação Sindaspes-servidor, o site".

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR O OFÍCIO