Inspetores vão receber no próximo dia 22/12, abono de R$ 1 mil

11 de Dezembro de 2017

Inspetores Penitenciários do Estado vão receber um abono no valor de R$ 1 mil, no dia 22 deste mês (juntamente com o pagamento do salário do mês), depois de ficar dois anos sem receber o benefício. O último abono foi dado aos servidores estaduais em 2014, no governo de Renato Casagrande (PSB), e foi metade do valor a ser concedido neste ano.

O anúncio foi feito pelo governador do Estado, Paulo Hartung (PMDB), em entrevista coletiva hoje (11/12). Ele esclareceu que o valor será dado a todos os servidores estaduais, incluindo aposentados e pensionistas.

Hartung disse que estava esperando o resultado da arrecadação de novembro para saber se seria possível conceder o benefício. Inicialmente, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) havia anunciado que não haveria abono. No entanto, de acordo com o governo, foi detectado um crescimento de 14% na arrecadação de ICMS, comparado com novembro do ano passado, o que vai permitir o pagamento. O impacto nas contas públicas será de R$ 90 milhões.

"No segundo semestre estamos vivendo um fato positivo, uma tímida, mas constante melhora da arrecadação. Isso é o que nos permite anunciar um abono de R$ 1 mil para todos os nossos servidores. É um passo a mais que conseguimos dar mantendo as contas organizadas, mantendo a inovação de políticas públicas", afirmou o governador.

O presidente do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes ), Sostenes Araujo, comemorou a notícia, inclusive, antevendo um cenário favorecedor da negociação vindoura, que traz entre as pautas a Escala Especial e a implantação do Plano de Carreira da categoria.

"A melhora da economia e a sinalização disso em forma de abono nos deixa otimistas, acreditando que vamos avançar nas negociações com o governo. Para isso, usaremos todos os meios, artifícios e argumentos necessários para que a categoria, por fim, alcance os seus objetivos, entre eles a Escala Especial e o Plano de Carreira.  A atual conjuntura nos faz presumir que o governo vai nos contemplar, também ao avaliar a postura enérgica, mas consciente e responsável, que a diretoria do Sindaspes tem adotado do início das negociações até o presente momento", avaliou Araujo.