Inspetores que estavam no regime expediente migram para o plantão com o fim da 74-S

01 de Julho de 2017

A sensação é de que o furacão 74-S passou, que a tormenta terminou e é momento de respirar e por as coisas no lugar: a partir de hoje (1º/07) a Portaria não tem mais validade. Todos os Inspetores Penitenciários que estavam trabalhando em regime de expediente irão para o plantão 24x72.

A conquista é resultado de negociações das flexibilizações que começaram quando ainda Eugênio Coutinho Ricas figurava como secretário de Estado da Justiça e depois se estenderam com o atual secretário Walace Tarcísio Pontes e o subsecretário de Estado da Justiça para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, que mantiveram a palavra de Ricas de fazer, em tempo, as mudanças necessárias.

O presidente do Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes), Sostenes Araujo, informou que a diretoria já havia conseguido ainda no início dos debates que os Inspetores fossem remanejados para o plantão quando completassem um ano de exercício. Logo, as turmas tinham sido fragmentadas por data e só migrariam nessas condições e no período condizente.

Inspetores da Turma Fox, por exemplo, estão sendo remanejados para o plantão a partir de hoje, parte com um ano de antecedência e parte com muito menos. A mudança é resultado de reivindicação do Sindaspes. “Conseguimos avançar em mais esse pleito que urgia para os servidores, porque explicitamos o desgaste que a escala representava para saúde física e mental dos Inspetores, mostramos as necessidades de pessoal da Sejus e as chances mínimas de a adoção da medida trazer prejuízos para a administração da unidade prisional e para a administração pública, de modo geral. Por fim, conseguimos esse importante resultado”, afirmou o presidente.