Inspetores vão definir próximos passos em Assembleia Geral Extraordinária no dia 17/01

02 de Janeiro de 2017

A diretoria do Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) convida a todos os Inspetores Penitenciários para Assembleia Geral Extraordinária, no próximo dia 17/01, às 13h30 em primeira convocação, com maioria absoluta, e 14 horas, em segunda e última convocação, com qualquer quórum.

A assembleia será realizada no auditório localizado na rua Misael Pedreira da Silva, 138, no Edifício Casa do Comércio (atrás da Secretaria de Estado da Educação -  Sedu), no bairro Santa Lúcia, em Vitória.

A pauta terá dois pontos de debate: decretação de movimento paredista ou outras medidas que a categoria julgar pertinentes e debate sobre a reunião extraordinária convocada pela Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen), a ser realizada no dia 9/02, na qual poderá ser deliberada pela paralisação nacional do sistema penitenciário.

O presidente do Sindaspes, Araujo, lembra que o sindicato passou o ano de 2016 apresentando as reivindicações dos Inspetores ao governo, os projetos que amenizariam o caos no sistema prisional e em contrapartida traria benefícios aos servidores, seguiu os trâmites convencionais e negociou exaustivamente com representantes do Estado, mas sem sucesso efetivo.

“Reivindicamos plano de carreira; reposição das perdas salariais; reajustes inflacionários; Hora Extra; baixo efetivo de servidores; escassez de materiais de segurança e condições de trabalho (coletes balísticos, armamento e escala de trabalho que respeite o princípio da isonomia, e redução da sobrecarga do efetivo atuante, em função das limitações legais dos servidores em designação temporária”, lembrou.

Após as três últimas rodadas de negociações, convocadas em resposta ao protesto realizado pelos Inspetores em novembro passado, o governo, depois de alegar que adaptaria o projeto de Hora Extra, negou a proposta, assim como a possibilidade de reajuste, sob a mesma alegação apresentada ao longo do ano: crise econômica, e falta de isonomia para com as demais categorias, que também pleitearam e tiveram seus pedidos negados, e chance de desequilíbro fiscal com a adoção do projeto que onera o Estado.

“Consideramos uma falta de respeito com a categoria, a forma como a negociação foi conduzida e não estamos dispostos a amargar mais um ano, arcando com as consequências da inércia do governo. O sistema prisional está à beira de um colapso e os Inspetores trabalhando de maneira sobre-humana para mantê-lo em ordem, sem as mínimas condições de trabalho e de salário. Já mostramos na paralisação a que viemos e do que somos capazes, quando unidos, e a assembleia vai definir os próximos passos para as mudanças que precisamos e queremos”, afirmou Araujo.

Confira abaixo o edital na integra:

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Estado do Espírito Santo – SINDASPES, inscrito no CNPJ nº. 11.332.464/0001-11, representado por seu presidente no uso de suas atribuições legais e em conformidade com os artigos 19 e 20 do Estatuto Sindical, CONVOCA todos os Inspetores Penitenciários para ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a ser realizada no dia 17 de janeiro de 2017, no auditório localizado na Rua Misael Pedreira da Silva, n° 138, Ed. Casa do Comércio, Santa Lúcia, Vitória/ES (atrás da sedu), às 13h30min em primeira convocação, com a presença da maioria absoluta dos associados ou, às 14h00min em segunda e última convocação, com qualquer quórum, para dar deliberar sobre os seguintes assuntos:

1) Decretação de movimento paredista ou outras medidas que julgar pertinente; 2) Debater sobre a reunião extraordinária da Federação Sindical Nacional dos Servidores Penitenciários - FENASPEN, a ser realizada no dia 09/02, podendo esta deliberar por paralisação Nacional do Sistema Penitenciário.

Vitória, 02 de Janeiro de 2017.

SOSTENES ARAUJO
PRESIDENTE DO SINDASPES