Inspetores da PSMA II e da Epen fizeram bonito na segurança da Olimpíada Rio 2016

25 de Agosto de 2016

O Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) se orgulha em parabenizar os Inspetores Penitenciários Rejane Cunha Marcos e Rodrigo da Matta Ambrósio, que levaram o empenho e competência capixabas para os jogos olímpicos do Rio de Janeiro.

Os dois fizeram parte da seleta equipe de agentes penitenciários federais e estaduais responsáveis por garantir a proteção de atletas e espectadores do mundo inteiro durante a Olimpíada Rio 2016.

Rodrigo atuou como chefe de equipe do Parque Olímpico da Barra, local que abrigou mais de 60% das competições e Rejane foi chefe-adjunta da Vila dos Atletas e garantiu com excelência a segurança de todas as delegações hospedadas. Ambos, num trabalho em conjunto com a Força Nacional.

Os dois Inspetores capixabas foram recrutados pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e compuseram equipes formadas por profissionais do Sistema Prisional de vários estados.

Eles ficaram responsáveis pela revista de pessoas, bolsas e detecção de metais, além de atuarem na orientação, coordenação e operação de equipamentos de segurança.

Para Rodrigo, a missão foi sinônimo de confiança. “Fazer parte da organização e segurança de um evento histórico é sinal de que o Depen confiou desde o início na nossa competência. Dividimos as tarefas com órgãos tão importantes da segurança pública como Exército, Marinha, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, ABIN, Força Nacional entre outros. E finalizar a atuação sem qualquer intercorrência é um orgulho para nós e para o povo brasileiro”, afirmou o Inspetor, que no Estado atua na Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMA II), em Viana.

Rejane, que é lotada na Escola Penitenciária (Epen), também em Viana, afirmou que a experiência foi gratificante. “Assumir a responsabilidade, entregar o melhor resultado possível e sermos elogiados mundo afora pela segurança que proporcionamos, mudando a visão e o medo com os quais muitas pessoas vieram para o Brasil é, sem dúvida, voltar para o Espírito Santo com a sensação de dever cumprido”. Os dois já estão confirmados na Paralimpíada 2016, prevista para iniciar dia 7 setembro.

O presidente do Sindaspes, Araujo, agradeceu ao empenho dos servidores que levaram o nome da categoria capixaba para âmbito nacional e internacional e vão repetir o feito nas Paralimpíadas. “Fizeram história mostrando para o País e para o mundo que o Espírito Santo tem profissionais capacitados e que se empenham em cumprir as missões que lhe são delegadas, com eficiência, competência e profissionalismo característicos de verdadeiros guerreiros”, reforçou Araujo.