Sindicato pede cautela aos Inspetores ante oportunismo eleitoreiro

03 de Abril de 2018

O presidente do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes), Sostenes Araujo, conhecedor da política local e nacional e também das estratégias utilizadas por diferentes candidatos – das mais lícitas às mais apelativas – aproveita um episódio recente para fazer um alerta aos Inspetores Penitenciários: "Não se deixem levar por promessas vãs, sem embasamento, e por candidatos que não exprimem a representatividade que almejam".

Araujo refere-se à circulação nas redes sociais de um vídeo em que o deputado federal do DF Roney Nemer, que preside o Partido Progressistas, aparece recebendo em seu gabinete o suposto policial federal do Espírito Santo, identificado como Gilvan.

Nas imagens, é nítido perceber que todo discurso é conduzido por Nemer. É ele quem apresenta Gilvan, diz que ele está em seu gabinete pedindo apoio para a PEC da Polícia Penal, e, em seguida, convida Inspetores capixabas a olharem para ele como um defensor e apoiador da categoria, uma vez que será candidato a deputado estadual.

"Sob o argumento de benevolência e pseudo-solidariedade, dizendo que não está olhando só para sua categoria (Polícia Federal), mas também para dos Agentes Penitenciários, Nemer dá voz ao susposto pré-candidato, que se atém a dizer somente: 'Inspetores do Espírito Santo, estou com os senhores!' E mais nada. Nenhuma fala sobre a categoria, detalhes da PEC, da votação, da trajetória de luta pela causa. Nada. Ou seja, só nos faz acreditar no oportunismo eleitoreiro", afirmou Araujo, que continuou:

"Há anos militamos juntos da Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) pela criação da Polícia Penal, luta que teve início em 2004 com a PEC 308, depois com a PEC 14, aprovada em dois turnos por unanimidade no Senado, e agora PEC 372, na Câmara Federal. Nunca, em nenhuma reunião que estivemos, nas comitivas, nas manifestações, nas visitas aos gabinetes, pedindo apoio de parlamentares, nos deparamos ou ouvimos falar de Gilvan".

O presidente do Sindaspes não se espanta com a estratégia sensacionalista, mas sabe que a categoria dos Inspetores carece de um representante seu na Casa de Leis e, por carência e desamparo, pode depositar em oportunistas a esperança de conquistas.

"Hoje na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) há representantes de todas as categorias do funcionalismo público, servidores que votam naqueles que os representam e defendem seus interesses, e nós? Continuaremos de porta em porta com o pires na mão implorando para sermos incluídos em projetos de leis da segurança ou garantiremos nossa voz na Casa de Leis?", questionou Araujo.

Ele lembra o esforço que a diretoria do Sindaspes fez e tem feito para conseguir que a categoria seja incluída e beneficiada em projetos de lei, como o que concede gratuidade em eventos sociais e esportivos em diferentes municípios, o que permite gratuidade no pedágio. Solicitações estas, dentre outras, que inicialmente não incluíam os Inspetores.

"Mas não podemos ficar correndo atrás, sempre atrás do que já foi feito. Temos que estar lado a lado e à frente de propostas, com representante nosso, que entenda nossas dificuldades, que conheça nossos anseios e que lute prioritariamente por nossas causas. Na hora de escolher em quem votar é preciso olhar, não só com olhos de cidadão, mas de profissional, de categoria, e enxergar o que é maléfico ou benéfico para a maioria", recomendou Araujo.