Categoria elogia Proposta de Plano de Carreira criada por Sindaspes e Bravos Assessoria

07 de Dezembro de 2017

Auditório da Fecomércio lotado, cerca de 280 Inspetores atentos e uma proposta aplaudida. Isso é o que quem esteve no Edifício Casa do Comércio, em Santa Lúcia, Vitória, na tarde de ontem (06/12) pôde presenciar durante a Assembleia Geral Extraordinária convocada pelo Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes).

O encontro, iniciado às 13 horas, tinha como propósito apresentar em minúcias a Proposta do Plano de Carreira da categoria construído pelo Sindaspes juntamente com a Bravos Assessoria. Ela será protocolada na próxima semana, com solicitação de reunião para o mais breve possível.

Estiveram à mesa principal conduzindo a assembleia o presidente do Sindaspes, Sostenes Araujo, o diretor Jurídico da entidade, Wilker Kaizer de Freitas, além dos porta-vozes da empresa de consultoria contratada, Prof. César Albenes e Dra. Patrícia Nunes.

A assembleia foi presidida por Araujo, que explicou a pauta do dia, evidenciou que ao final da apresentação do Plano, os servidores poderiam tirar suas dúvidas e fazer interferências e sugestões quanto ao conteúdo detalhado. E, em seguida, colocou-se à disposição dos servidores para sanar dúvidas quanto aos diversos trabalhos que estão sendo conduzidos pela diretoria.

Foi então que a Dra. Patrícia assumiu o microfone e iniciou a leitura do texto estruturado em formato de projeto de lei. Ela explicou o motivo pelo qual este foi o modelo escolhido. "O nosso objetivo foi estruturar a proposta o mais próximo e fidedigno possível ao que pode vir a ser aprovado, de modo a não esbarrar ou travar nas técnicas legislativas", afirmou Nunes.

Araujo interveio e lembrou que o valor que está sendo pleiteado como inicial e final não é sinônimo de aumento salarial. "Nosso pleito está baseado na realidade e, em momento nenhum, falamos em aumento, apenas em reposição das perdas salariais. Vale lembrar que desde 2015 não há revisão anual dos vencimentos do funcionalismo público estadual. Devido à falta de correção, o salário dos servidores teve uma perda superior a 20%, referente à inflação acumulada do período. Se somados os demais anos que os governos reajustavam os valores abaixo da inflação, a perda salarial ultrapassa 100%, com base no INPC. E é do conhecimento de todos que a categoria sofre hoje com um dos piores salários em nível nacional, precisamos urgentemente acabar com essa disparidade", lembrou o presidente do Sindaspes.

Na proposta apresentada consta a tabela de subsídios, progressões e promoção em classes (promoção vertical) e referências (progressão horizontal), tendo sido sugerida uma adequação de uma delas às necessidades de valorização da categoria.

A diretoria do Sindaspes esclareceu que, por questões estratégicas, foi deliberado durante a assembleia que os números e detalhes do texto da proposta não seriam disponibilizados no site oficial do sindicato nem nas redes sociais. No entanto, todos os servidores podem ter acesso a ela na íntegra na sede do Sindicato, em Maruípe, Vitória.

"Não somos os únicos negociando com o Governo do Estado, logo precisamos ter cautela para impedir o vazamento precoce dos dados a serem apresentados e debatidos, eles só dizem respeito à categoria. Mas evidentemente estamos à disposição de todos os Inspetores para mostrar a proposta e esclarecer dúvidas, basta ligar para o telefone (27) 3025-2337 e agendar o melhor horário ou fazer contato com algum dos diretores", esclareceu Araujo.

Às 15h10, após a leitura do texto e dos anexos, foi aberto momento ao público, para que os Inspetores pudessem fazer sugestões e tirar dúvidas. Foram feitas duas ressalvas, que, ao serem colocadas em votação, não seguiram adiante, conforme votação da  maioria.

Os Inspetores que se pronunciaram aproveitaram para tecer elogios e parabenizar os envolvidos na elaboração da proposta do Plano de Carreira, ao qual adjetivaram, entre outros termos, como "completo", "bem feito" e "bem estruturado".