Comissão de segurança iniciou visitas técnicas em unidade prisional

04 de Março de 2019

O Sindaspes se reuniu no último dia 21, com o presidente da Comissão de Segurança, Deputado Danilo Bahiense, para tratar de assuntos de interesse da categoria

Atendendo solicitação deste sindicato nos reunimos no último dia 21 com o presidente da Comissão de Segurança da ALES, deputado Danilo Bahiense, para apresentar as reivindicações da categoria, bem como, um panorama da atual situação do sistema penitenciário do estado.

O presidente se comprometeu em apresentar as questões que foram discutidas na reunião, para à Comissão, sugerindo inclusive, visitas técnicas as unidades prisionais do estado.

Na última quinta feira, dia 28, o deputado, juntamente com a equipe técnica da Comissão, realizou a primeira dessas visitas ao Complexo de Xuri, em pareceria com o Sindaspes.

A equipe técnica vistoriou todos os postos de trabalho da PEVVII, conheceu os procedimentos adotados, a rotina de trabalho dos servidores, entrevistou Inspetores e presos. Também foi realizado um completo inventário fotográfico e todo material colhido irá compor um minucioso relatório sobre a realidade da unidade, que será apresentado à Comissão de Segurança para os encaminhamentos necessários, no menor tempo possível.

A equipe elogiou a infraestrutura da unidade, porém, se surpreendeu ao constatar o baixo quantitativo de servidores e que geralmente apenas 13, sendo 05 efetivos, costumam dar conta da unidade (com capacidade para 600 presos e lotação atual de 1400) no período noturno, obrigando que os Inspetores se desdobrem para atender todas as necessidades do presídio, o que caracteriza risco eminente diante do baixo efetivo e da superlotação carcerária, uma realidade também presente em todas as unidades do estado.

Segundo o presidente, é objetivo da Comissão de Segurança estender essas vistorias a todas as unidades do estado. Elaborando oportunamente, um diagnóstico de todo sistema prisional capixaba.

Vale destacar a boa atuação do Diretor da unidade vistoriada, Bruno Nienk Machado, que recebeu a equipe de forma muito gentil e educada, sem negligenciar qualquer informação.

Foi relatado pelo sindicato, diretor da UP e alguns servidores presentes, a necessidade de acesso ao sistema DEON, e o Presidente da Comissão se comprometeu em atuar para viabilizar a questão.

Finalizando a visita, algumas das demandas da nossa categoria, como: a necessidade de concurso público para a nomeação de mais Inspetores, escala especial, periculosidade, e melhores condições de trabalho, foram apresentadas ao presidente da comissão, que entendeu como justas e necessárias, se comprometendo a discuti-las com os outros integrantes da Comissão e somar forças com o sindicato na apresentação desses pontos de pauta junto ao governo do estado.

Diretor de comunicação e assistência social