NOTICIAS

Nota de Repúdio

25 de Abril de 2018

O Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) repudia todo e qualquer ato que represente abuso de autoridade envolvendo qualquer pessoa ou profissional. Por isso, não comunga e reprova a atitude do Cabo Márcio, da 5ª Cia do 1º Batalhão da Polícia Militar, que agiu, segundo ocorrência registrada na 1ª Delegacia Regional de Vitória e posteriormente na Delegacia de Polícia Administrativa e Judiciária Militar (Corregedoria da PM), de modo a ameaçar e intimidar o Inspetor Penitenciário Anclébio Paulino Guerra.

O fato aconteceu no último dia 19 de abril, quando durante um atendimento no bairro São Pedro, em Vitória, o militar chegou de viatura já fazendo ameaças ao Inspetor. Guerra, em seguida, decidiu ir até a sede da 5ª Cia comunicar ao superior daquele policial a forma como ele havia agido.

No entanto, o Inspetor foi recebido pelo cabo Márcio, novamente ameaçado, algemado e colocado no cofre da viatura.

De acordo com o servidor, houve despreparo e excesso por parte do policial durante o algemamento, porque ele estava com sua arma na cintura (o que oferecia um risco), detalhe que não foi percebido pelos militares que o conduziram. Eles só tomaram ciência do fato após serem alertados pela própria vítima.

Além disso, Guerra afirma que não apresentou resistência, podendo assim ter sido conduzido à unidade policial sem necessidade de algemas.

O Inspetor foi conduzido à delegacia sob justificativa de resistência, desobediência e desacato.

A diretoria do Sindaspes – que acompanhou o caso na pessoa do presidente da entidade, Sostenes Araujo, e do advogado Rafael Wandermurem – repele medidas intolerantes como a do policial em questão e vai tomar juntamente ao servidor as medidas cabíveis.

Assessoria de Comunicação do Sindaspes

Kamila Rodrigues
Tel.: (27) 99809-6376

Diretor de Comunicação do Sindaspes
Jonathan Furlani
Tel.: (27) 99667-8563
comunicacao@sindaspes.com.br
 

NOVO SINDASPES, COMPROMISSO E ÉTICA NA LUTA PELA CATEGORIA!