A Diretoria do SINDASPES participará da Assembleia da Polícia Civil amanhã (09/02)

08 de Fevereiro de 2017

O Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) foi convidado pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sindipol), Jorge Emílio Leal, a se unir e participar ativamente da assembleia da categoria que vai acontecer amanhã (09/02), às 13 horas, na Chefatura da Polícia Civil, na Reta da Penha, em Vitória.

O objetivo da Polícia Civil é definir se vai manter a paralisação dos seus servidores, iniciada hoje (07/02), em função da situação caótica da segurança no Estado, intensificada nos últimos quatro dias, com o aquartelamento dos Policiais Militares, e também da morte de um dos seus, o investigador Mário Marcelo Albuquerque, o Marcelinho, que há 15 anos atuava como plantonista da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Marcelinho foi morto na noite de ontem (07/02), com um tiro no peito ao impedir um assalto a motociclista, em Colatina, região Noroeste do Estado, horas depois de deixar seu plantão na DHPP. A vítima da tentativa de assalto saiu ilesa e a moto não foi levada pelos criminosos. Suspeitos do crime foram presos nesta madrugada.

A diretoria do Sindaspes vai unir forças com os policiais civis, que também apoiam a paralisação dos PMs, como forma de reforçar o coro das reivindicações, que são comuns a todas as categorias que compõem a Segurança Pública do Estado, e expor à sociedade as dificuldades perdurantes de negociar com o governo.

"Não é uma realidade ou dificuldades enfrentadas apenas por uma categoria, o desrespeito e a desvalorização profissional atingem a todos os profissionais da segurança pública, que diariamente arriscam suas vidas para defender as vidas de terceiros. Assim como morreu um policial civil a tiros, em Colatina, horas depois um PM foi baleado em Aracruz, a qualquer momento um Inspetor Penitenciário pode ser ferido ou ter sua vida ceifada por intransigência e irresponsabilidade do governo", afirmou o presidente do Sindaspes, Araujo, que continuou:

"Boa parte dos Inspetores não dispõe hoje de armamento acautelado, de colete à prova de balas – ou por não terem ou por estarem com a placa vencida – porque assim a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) não o fez. Ou seja, estamos em risco iminente de confronto com bandidos, que tomaram as ruas e, muitos, desprotegidos, sem chances de defesa. Por isso e pela afronta do governo ao rasgar a Constituição e manter todas essas categorias sem reajuste salarial e reposição das perdas inflacionárias, sem contar nas condições de trabalho, vamos nos juntar para mudar o desfecho dessa história", defendeu Araujo.

Assim que a assembleia da Polícia Civil for encerrada, a diretoria do Sindaspes vai definir uma data para convocar assembleia geral extraordinária para apresentar o resultado da reunião com os policiais civis e deliberar os próximos caminhos que os Inspetores querem seguir.

Como forma de se solidarizar com os policiais civis, a diretoria do sindicato convida os Inspetores Penitenciários para comparecer ao velório e enterro (às 15 horas) de Marcelinho, que acontece no Cemitério Jardim da Paz, em Laranjeiras, na Serra.