Sindaspes se reúne com Sasp para tratar da flexibilização da escala da Turma Echo e celeridade da nomeação da Fox

12 de Julho de 2016

O presidente do Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário (Sindaspes), Araujo, esteve em reunião às 09:30h de ontem, (11/07), no edifício Fábio Ruschi, em Vitória, com o subsecretário de Estado da Justiça para Assuntos do Sistema Penal, Alessandro Ferreira de Souza, para debater assuntos do sistema prisional e cobrar providências quanto a temas prioritários.

Um dos assuntos pautados por Araujo foi a flexibilização da portaria 74-S/2014 para a turma Echo – a portaria impede que os Inspetores Penitenciários do concurso de 2012 trabalhem em regime de escala, atuando nas unidades prisionais de segunda a sexta-feira em horário comercial.

“Assim como já foi conquistado para as turmas Alfa e Bravo, vemos como justo e necessário a ampliação da flexibilização também para os Inspetores Penitenciários da Turma Echo, tanto pelo desgaste físico e emocional que o trabalho diário numa unidade prisional desencadeia, quanto pela necessidade de dispor de efetivo em período integral para ampliar a segurança e ocupar postos hoje desguarnecidos”, defendeu o presidente.

Diante do exposto pelo presidente do Sindaspes e ciente da veracidade da justificativa, o subsecretário se comprometeu a dar um retorno até o final desta semana (15/07) para dar uma previsão da data de flexibilização.

Nomeação

Além de abordar a importância da mobilidade de escala, Araujo voltou a pedir empenho para acelerar a nomeação dos concursados da turma Fox, hoje fracionada de 50 em 50, com chamadas até o dia 20 de cada mês e previsão de conclusão até setembro.“Já frisamos que a convocação por fracionamento é desfavorável em todos os pontos de vista. Para os concursados, alguns há meses desempregados; para os servidores atuantes nas unidades prisionais e diretorias de Segurança Penitenciária (DSP) e de Operações Táticas (DOT) que estão sobrecarregados; e ainda para o Estado, que corre um grande risco do sistema prisional entrar em colapso”, frisou Araujo.

Alessandro afirmou que a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), e a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) deram parecer favorável quanto a adiantar a nomeação e, em função disso, solicitaram uma reunião com o governo do Estado nos próximos dias para encontrar a melhor maneira de executá-la.

Assessoria de Imprensa do Sindaspes