Vinte e três unidades prisionais, além da DOT e DSP, dispõem de candidatos na disputa

10 de Junho de 2016

O Sindicato dos Agentes do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) recebeu do dia 26 de maio até o último dia 7 de junho, as inscrições para Delegado Sindical, gestão 2016/18. Após prorrogação de seis dias do prazo final de inscrição, 23 unidades prisionais (UPs) formalizaram suas chapas, são elas: PRL, CDPSM, PRSM, CDPSDN, CDPCOL, CPFCI, PRCI, CDPCI, CDPG, CDPM, USP, PAES, PSMA II, PEVV III, PEVV I, CASCUVV, CDPS, PRBSF, CDPA, PSME I, CDPVV, CDPV II,  PSMA I, além da Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP) e da Diretoria de Operações Táticas (DOT).

Todas atenderam os pré-requisitos – ser filiado ao Sindaspes e estar lotado na unidade prisional para a qual se inscreveu para representar –, por isso, não houve impugnações e não haverá prazo para recomposição das chapas.

A unidade que vai ter mais chapas concorrendo é o CDPS, no qual houve três inscritas. Em seguida, vêm a PAES, a PSMA I e a DSP, com duas chapas cada. As demais registraram apenas uma chapa na disputa. As UPs que não tiveram inscritos são: CDRL, CPFCOL, PSMECOL, PSMCOL, CDPFV, PEVV V, CTV, PEVV II, PSC, PFC, HCTP, PEVV 4/PSVV. Clique aqui e veja cronograma das chapas inscritas.

A votação ocorrerá em seis dias distintos, iniciando na próxima segunda-feira  (13/06) e seguindo até 23/06, entre 8 e 16 horas, e serão divididas por unidade prisional (Clique aqui e veja cronograma com o dia e horário da votação de cada UP). Em cada uma delas, na DOT e DSP haverá pelo menos dois mesários, sendo eles diretores do Sindaspes ou profissionais indicados por sua diretoria, os quais também irão compor a mesa apuradora.

Na mesa de votação, haverá uma relação de filiados da unidade de lotação, o número de chapas e seus componentes concorrendo, número de votantes da unidade e o número de cédulas. No caso de haver eleitor que não conste na lista de votantes autorizados, ele somente poderá votar, caso apresente contracheque do último mês de pagamento contendo o desconto ao Sindaspes.
É imprescindível a presença de pelo menos um representante da chapa, tornando inelegível aquela chapa que não dispuser da presença de pelo menos um representante no local e dia da votação.

Ao fim do pleito, os mesários, perante todos, apurarão os votos, conclamando a chapa vencedora. Havendo empate entre as chapas, será considerada eleita aquela em que o titular tenha mais tempo de serviço público. Persistindo, vencerá aquela em que ele tiver maior idade. Se ainda assim persistir o empate, será eleita a que contiver o maior somatório de tempo de serviço público do titular e do suplente.

Os mesários lavrarão a ata, sendo assinada por eles e recolherão as cédulas. O Sindaspes divulgará no site oficial da entidade no dia 27 de junho a relação dos eleitos, sendo, em seguida, confeccionada ata com o nome de todos para ser registrada em cartório.

O presidente do Sindaspes, Araujo, frisou a importância da categoria eleger Delegados Sindicais. “A principal função do Delegado Sindical é fazer a interlocução entre os Inspetores Penitenciários com os quais atua na sua unidade prisional e a entidade de classe, trazendo as demandas para serem discutidas e a partir daí decidirmos as mais prudentes medidas a serem tomadas a fim de melhorar as condições de trabalho de todos. É uma das formas mais efetivas de fortalecimento da categoria”.

Ele lembrou que o Estatuto do Sindaspes, na Seção VI, artigo 55, prevê que o Delegado Sindical goza das mesmas prerrogativas e garantias legais que os membros da Diretoria do Sindicato, não podendo, por exemplo, ser transferido da unidade em que estiver localizado.

Fique atento às datas!

13/06 a 23/06 – Votação nas unidades prisionais, DOT e DSP