Sindicato terá departamento exclusivo para tratar de assuntos que envolvem Inspetores em Designação Temporária

28 de Março de 2018

O Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) vai criar o Departamento de Assuntos do Inspetor Penitenciário em Designação Temporária, conforme artigo 9º, alínea "e", Seção IV do Estatuto da entidade.

O texto – que refere-se aos deveres do Sindicato – frisa que ele pode "criar departamentos, sempre que necessário, para o melhor atendimento às suas finalidades".

Em função disso, a diretoria, fazendo jus a prerrogativa sindical, decidiu setorizar as demandas, debatendo, alinhando e apresentando o retorno delas com quem mais tem interesse: os próprios Inspetores em Designação Temporária.

E como toda mobilização requer representação, nada mais justo e fidedigno de que um Inspetor DT ser o diretor do departamento. Neste caso, será o Inspetor Wemerson Martins Pinto, que atua na Penitenciária de Segurança Máxima II (PSMAII).

Martins lutará com o Sindicato pela abertura de concurso público com prova de títulos, participará das reuniões com temáticas que envolvem os DTs e desempenhará também um papel importante para conscientizar os servidores da importância de ter um canal direto entre eles e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e de ser filiado a entidade, o que lhes dá mais respaldo, garantias e benefícios.

O presidente do Sindaspes explica que só vê com bons olhos a iniciativa de criação de um setor específico para tratar as particularidades dos Inspetores em Designação Temporária.

"É um espaço merecido, um sinal de valorização e a demonstração pública de interesse por parte do Sindicato, representante legal dos Inspetores, em ouvir as reivindicações, dificuldades, sugestões e propor e buscar pelos meios lícitos retorno às demandas. Além disso, reforça a máxima da transparência encabeçada pela diretoria do Sindicato", afirmou Araujo, que continuou:

"O Sindaspes ganha cada vez mais força para continuar na luta para que sejam criados mecanismos que aproveitem esses servidores em designação temporária. Afinal, na nossa visão, eles não devem ser descartados como objetos, em muitos casos, depois de longos anos de serviço prestado ao Estado, no sistema penitenciário. São seres humanos, merecem trato digno, e são profissionais, que serviram e dedicaram parte da sua vida em fazer o sistema prisional capixaba funcionar".

Para quem estiver interessado em saber mais sobre o Departamento de Assuntos do Inspetor Penitenciário em Designação Temporária e sobre seu diretor, Inspetor Wemerson Martins Pinto, basta clicar no link que estará disponível nos próximos dias, com o nome do setor aqui no site.

Nele, além da descrição da missão do departamento, há também informações funcionais do diretor, entre elas, o telefone para que os interessados possam fazer contato, quando necessário.