Nota de Repúdio

24 de Janeiro de 2020

O Sindicado dos Inspetores Penitenciários repudia a fala da BBB e advogada criminal capixaba Gizelly Bicalho Abreu que, em conversa com outros confinados do programa, se refere de forma pejorativa e covarde aos policiais penais – uma categoria extremamente precarizada nos salários e pelas condições degradantes de trabalho pelo serviço que presta à sociedade.

No vídeo que está circulando nas redes sociais, a advogada insinua que os agentes do Estado do Espírito Santo realizam esculacho, utilizam gás de pimenta de forma indiscriminada e até mesmo torturam os presos introduzindo objetos em ânus – e, segundo ela, esse é o principal problema nos presídios, sendo pior até do que a violência entre presos. Violência esta que já provocou mais de 60 mortes no Pará, 56 mortes em Manaus, 36 mortes em Roraima, 26 mortes no Rio Grande do Norte, sendo o nosso estado responsável por nenhuma morte.

Isso só é possível devido ao esforço e à dedicação da nossa categoria para mudar o status do sistema penitenciário capixaba – que era considerado um dos piores sistemas do mundo e, hoje, é referência nacional, com um dos menores índices de mortes e fugas no âmbito do sistema penitenciário brasileiro.

A nossa categoria trabalha muito para garantir a ressocialização do operado e tudo que for dito diferente disso deve ser veementemente repudiado por ofender toda a classe de policiais penais do Brasil.

Estamos produzindo uma representação contra Gizelly na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) verificando a possibilidade de representação criminal e estamos buscando uma retratação por parte da Rede Globo de Televisão – canal responsável pela divulgação do conteúdo em rede nacional. Manteremos a todos atualizados sobre os desdobramentos das ações tomadas pelo Sindicato.

Estamos juntos nesse luta! E juntos por uma Polícia Penal forte!