NOTA INFORMATIVA

12 de Maio de 2020

Durante sessão remota realizada nesta terça-feira (12), o Plenário do Senado Federal aprovou por unanimidade o substitutivo ao Projeto de Lei 1409/20, que determina a adoção de medidas imediatas, que preservem a saúde e a vida de todos os profissionais considerados essenciais no combate à pandemia da Covid-19.

Lembramos que o PL 1409/20 é de autoria da Câmara dos Deputados e foi aprovado pela casa no dia 29/04, sem a inclusão da Polícia Penal.

Após muita articulação, por solicitação da Fenasppen, o senador Carlos Favaro (PSD/MT) apresentou uma Emenda de Inclusão reconhecendo a Polícia Penal como atividade essencial no combate à pandemia.

Agradecemos ao senador Carlos Favaro pela presteza, sensibilidade e garra na luta em defesa dos policiais penais e a senadora Zenaide Maia (PROS/RN), relatora da proposta, que prontamente acolheu a Emenda e a incorporou ao texto, reconhecendo a importância do trabalho realizado pelos policiais penais do Brasil.

Durante a sessão o senador e líder do PSL, major Olimpio, solicitou a correção da nomenclatura, no relatório, de agentes penitenciários para Polícia Penal esclarecendo que tal conquista se concretizou com a promulgação da EC N° 104, em dezembro de 2019.

Agora, o projeto retorna a Câmara dos Deputados para apreciação das modificações feitas no Senado.

O Sindaspes, por meio da Fenasppen, segue firme na luta pela valorização da categoria, para que não haja retirada de direitos e, sobretudo, pela preservação da vida.

CLIQUE AQUI PARA TER ACESSO AO DOCUMENTO NA ÍNTEGRA!