Sindicato felicita categoria no Dia do Inspetor Penitenciário (20/06)

20 de Junho de 2020

Enaltecer o trabalho e a importância da figura do Inspetor é uma tarefa que o Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) se dedica a fazer nos 365 dias do ano, mas isso não impede de hoje (20/06), Dia do Inspetor Penitenciário, enaltecer sua luta, suas conquistas e agradecer pela parceria e resiliência.

Fazer parte dessa categoria é escolher compor o grupo que, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), tem uma das profissões mais antigas do mundo e a segunda mais perigosa também.

Por esses motivos, a diretoria do Sindaspes - que se orgulha da evolução, do amadurecimento e da união da categoria –  parabeniza a todos os servidores penitenciários lotados em unidades operacionais ou administrativas, que se esforçam e se dedicam para fazer do sistema prisional capixaba referência nacional, mesmo com  condições de trabalho desfavoráveis, com a falta de celeridade com assuntos que os envolve e dificuldades para conquistar os pleitos que almejam.

"Sabemos, desde quando prestamos concurso, das dificuldades, dos riscos e do desgaste físico e emocional da profissão, mas ainda assim nos desafiamos e fomos adiante. Diferentes motivos nos levaram a tal escolha, seja a estabilidade do serviço público ou amor à farda, o que importa é que encaramos todas as missões nos dada com seriedade, bravura e sobre-esforço. Quando analisamos o que a categoria era e onde chegou, nos orgulhamos e sei que vocês também. É fato que ainda temos muito a caminhar e conquistar, mas é inegável que nossas batalhas nos fizeram evoluir como seres humanos e conquistar mais respeito como profissionais: a Polícia Penal vem reforçar essa afirmativa”, lembrou a diretoria do Sindaspes.

A Polícia Penal, promulgada pelo Congresso Nacional em dezembro passado,  transformou e equiparou os Inspetores aos membros das demais polícias brasileiras.

"O caminho foi longo, árduo, foram várias mobilizações, idas a Brasília, sensibilizações e solicitações de apoio a parlamentares e votações em comissões até a PEC passar. Mas, quando foi aprovada no Senado, por unanimidade, sentimos que todo nosso esforço não havia sido em vão, mais do que conquistar o cargo, conquistamos o respeito e a consciência do quão importante é a nossa profissão”, refletiu a diretoria.

Na ocasião da promulgação da emenda, vários parlamentares se pronunciaram publicamente sobre o feito, entre eles, o deputado Lincoln Portela (PL-MG), que  disse à imprensa que o projeto era um ato de reconhecimento do Congresso aos servidores penitenciários.

Já o deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM) afirmou que os policiais penais são os profissionais que vão contribuir para resolver os problemas do sistema penitenciário brasileiro. “São eles que conhecem o sistema”, disse Alberto, que preside a Frente Parlamentar Mista de Desenvolvimento Estratégico do Sistema Penitenciário, Combate ao Narcotráfico e Crime Organizado no Brasil.

Líder do governo no Congresso Nacional, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO) afirmou que a criação da Polícia Penal foi a proposta mais importante aprovada naquele ano. “Nada do que tramitou ou foi estudado nas duas Casas foi tão importante, tão significativo e um duro golpe no crime organizado, como a criação da Polícia Penal”, afirmou.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também se manifestou: “Não tenho dúvidas de que, mais uma vez, o Parlamento fez o que era certo”.

O presidente do Sindaspes lembrou que o prédio que vai sediar a Polícia Penal capixaba já foi adquirido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e que o Sindicato está empenhado junto ao secretário da Justiça, Luiz Carlos Cruz, e os deputados Coronel Alexandre Quintino e Euclério Sampaio para conseguir que a Polícia Penal seja incluída, o mais breve possível, pelo governador Renato Casagrande na Constituição Estadual.

“Agradecemos mais uma vez a credibilidade que os Inspetores Penitenciários têm depositado no trabalho que desenvolvemos na entidade e encerramos parabenizando a todos mais um ano e desejando que tenham um excelente dia!”, reflete a diretoria.