Sindaspes realiza visita a Gerência de Atenção Psicossocial dos Servidores Penitenciários (Gaps)

02 de Julho de 2020

O Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) tem como pilar central a luta permanente em defesa dos interesses da categoria, bem como da classe trabalhadora. Neste sentido, tem lutado por salário digno, melhores condições de trabalho e saúde, pela política de recursos humanos no sistema penitenciário que valorize a solidariedade.

O departamento de serviço social do sindicato conta com uma assistente social própria nos atendimentos presenciais e remoto, contribuindo para a promoção do bem estar e da qualidade de vida dos servidores. Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o serviço social do Sindaspes realizou uma visita técnica à Gerência de Atenção Psicossocial dos Servidores Penitenciários (Gaps), mais conhecida como Ucap, objetivando conhecer de perto as ações implementadas pelo setor frente aos afastamentos de servidores que apresentaram sintomas ou que testaram positivo para COVID 19.

Durante a visita, a Gaps apresentou o Projeto de Apoio Emocional que visa ofertar suporte por uma equipe de psicólogos e assistentes sociais aos servidores que enfrentam a doença. Em uma pandemia é esperado que estejamos freqüentemente em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento. Estima-se, que entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode vir a sofrer alguma manifestação psicopatológica, caso não seja feita nenhuma intervenção de cuidado específico para as reações e sintomas manifestados. Os fatores que influenciam o impacto psicossocial estão relacionados a magnitude da epidemia e o grau de vulnerabilidade em que a pessoa se encontra no momento.

Seguindo as estratégias e recomendações de cuidado psíquico em situações de pandemia preconizadas pela organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde a equipe da Gaps elaborou, planejou e estruturou o SOS Apoio Emocional aos Servidores Penitenciários.

A gerência informou ao Sindaspes que o monitoramento dos casos se dão através do relatório de atestados médicos apresentados. Atualmente o projeto de Apoio Emocional conta com duas linhas diretas para contato telefônico. O horário de atendimento estabelecido vai das 08 às 22h para monitoramento diário de servidores do sistema penitenciário quanto a suspeita e confirmação de contaminação causada pela Covid-19, com o objetivo de buscar tratativas e embasamentos para ações voltadas à prevenção, isolamento, acompanhamento psicossocial e medidas tratamento.

O contato via telefone das profissionais de psicologia com esses servidores para monitoramento e acompanhamento oferta escuta qualificada e suporte emocional diante da pandemia. Inicialmente no primeiro contato de forma semanal, podendo ser alterado de acordo com a evolução do quadro de saúde do servidor ou ainda por solicitação do mesmo.

Após conhecer o trabalho realizado e objetivando divulgar essa iniciativa o serviço social do Sindaspes estabeleceu uma parceria para divulgar o acesso a esse serviço, bem como se colocou à disposição para contribuir no que for necessário a assistência dos servidores da Sejus.

Pensando em nossos filiados e tentando amenizar um pouco os efeitos dessa quarentena o departamento social do Sindaspes está a disposição no telefone 27 99841-9919.

SILVANA ROCHA FERREIRA - CRESS 7190/17
Assistente Social do Sindaspes