Sindaspes realiza 1ª reunião com empresa que vai estruturar proposta de Plano de Carreira de Inspetores

qua, 10 de mai de 2017 imprimir

Sindicato contrata empresa para elaborar Plano de Carreira da categoria

O Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) acaba de cumprir mais um compromisso firmado com a categoria: a contratação de uma empresa especializada para elaborar o Plano de Carreira da categoria a ser apresentado e, em junho, começa a ser debatido com o Governo do Estado.

A primeira reunião entre a diretoria do Sindicato e o diretor executivo da empresa Bravos Assessoria, Dr. César Albenes de Mendonça Cruz, ocorreu ontem (9/05). Nela foram discutidos os principais tópicos que deverão ser elencados na proposta.

Albenes tem vasta experiência nas áreas de Políticas Públicas de Trabalho, com ênfase em temas, como: reestruturação produtiva, competências, formação profissional, trabalho, educação e qualificação profissional. Assessora Sindicatos e Movimentos Sociais na área de Formação Política no Espírito Santo. Exerce assessoria em Políticas Públicas, planejamentos de sindicatos e movimentos sociais.

O presidente do Sindaspes, Araujo, ressalta a importância dessa pauta, que demonstra compromisso com as causas da categoria e o comprometimento com aquilo que foi proposto à classe.

“O bom funcionamento e o sucesso das instituições estaduais públicas dependem do investimento na capacitação permanente e valorização de seus servidores e também em investimentos na infraestrutura administrativa, aumento do seu quadro de pessoal, implantando políticas públicas que atendam, no nosso caso, aos anseios dos Inspetores e do Sistema Penitenciário”, defendeu Araujo, que ainda explicou:

“Queremos um Plano de Carreira para a gestão de pessoas, claro, transparente, consistente e que desenvolva oportunidades objetivas, valorativas e contemplativas reais ao Inspetor, criando mecanismos para motivar, atrair, engajar e manter os profissionais no sistema, para que não precisem buscar fora outras oportunidades de trabalho, como acontece hoje, em função da desvalorização profissional e falta de incentivo”, frisou o presidente.

O diretor jurídico da entidade, Wilker Kaizer de Freitas, reforçou que, uma vez debatido com o Governo e aprovado, o Plano de Carreira corrigirá este erro que sempre esteve presente na estrutura salarial da categoria, que é a falta de valorização do Inspetor no decorrer de sua vida profissional. “Pois hoje o que ganha um Inspetor há mais de 21 anos na função não é nem o salário inicial de muitos Inspetores em vários estados”, lembrou.

Wilker lembrou que, antes mesmo de a atual diretoria do Sindaspes assumir, já firmava compromisso de seriedade e determinação em buscar melhorias de condições de trabalho e salariais da categoria.

“Demonstramos isso, quando da negociação da Hora Extra, a qual, depois de árduas tratativas, foi concedida à categoria, algo que sabemos não ser o ideal, porém, no momento de dificuldade com que passe o funcionalismo público atravessa, configura-se como um avanço”, citou o diretor jurídico.

A diretoria do Sindaspes esclarece que tem conhecimento de que o debate que se aproxima com o Governo não será fácil – tendo em vista o cenário econômico que atravessa o Estado e o País –, porém, não medirá esforços para que esse desiderato se concretize, visto que entende que já passou da hora de a categoria ter o reconhecimento que merece.