Sindaspes se reúne com secretário da Justiça na próxima 2ª feira

sex, 11 de mai de 2018 imprimir

Sindicato tem reunião com secretário da Justiça na 2ª feira

A diretoria do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) tem reunião marcada com o secretário de Estado da Justiça, Walace Tarcísio Pontes, na próxima segunda-feira (14/05), às 14h30, no gabinete dele, no Edifício Fábio Ruschi, no centro da capital.

Entre os assuntos a serem tratados com Pontes estão a Escala Especial, que é tratada como substitutiva efetiva da Hora Extra e solução financeira e funcional tanto para o déficit de pessoal quanto para a questão remuneratória da categoria.

A necessidade de realização de Concurso Público, uma vez que o Estado já tem uma carência reconhecida de recursos humanos e que se amplia conforme as aposentadorias de efetivos e término do contrato de servidores em designação temporária.

O andamento da aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre eles coletes, já licitados, e armamentos, pendente de autorização do exército e licitação.

A quarentena com relação à contratação de Inspetores em designação temporária (DTs) – que já havia sido derrubada por meio de Lei Complementar, mas que foi inserida no último edital feminino da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Sindicato teve de recorrer à justiça para que candidatas pudessem prosseguir no certame.

Além de detalhes a respeito dos próximos processos seletivos. A diretoria quer estar a par e discutir os requisitos a serem inseridos no próximo edital, de modo a evitar que servidores que já atuaram na Sejus sejam prejudicados por fatores que, inclusive, ferem a legislação.

A diretoria também vai debater mais uma vez a necessidade de rever a escala de trabalho dos DTs, permanecendo exclusivamente a Escala de  24x72, uma vez que ela é a mais adequada ao trabalho executado, menos desgastante e isonômica com relação aos Inspetores efetivos.O presidente do Sindaspes, Sostenes Araujo, lembrou que esse é um assunto que urge decisão. "É de conhecimento de todos que é uma escala desumana, desgastante, e para a execução de um serviço de risco e que afeta emocionalmente os servidores. E os efeitos dela nos Inspetores são aparentes, sabemos que eles se submetem a ela, por necessidade e amor à profissão, mas não podemos permitir que isso perdure por muito mais tempo. Se necessário for, vamos levar o assunto para a Casa Civil para buscar uma solução o mais rápido possível,  primando pela saúde dos nossos colegas e pela segurança de todos em sua volta", afirmou Araujo.

A questão dos 40% de Risco de Vida também será debatido. Araujo já havia tratado do assunto com o secretário no dia 25 de outubro do ano passado e o Jurídico da entidade ingressou com uma ação Judicial requerendo o pagamento do benefício em novembro do ano passado.

"O risco de vida não é direito somente dos comissionados ou servidores em função gratificada, mas, sim, de toda a categoria, e por isso, o pleiteamos judicialmente e vamos insistir paralelamente na discussão administrativa", afirmou o presidente do Sindaspes.

Já o Plano de Carreira da categoria não entrará no rol de discussões com Pontes, uma vez que a continuação da leitura do projeto e os debates acerca dele já estão marcados para acontecer junto ao Grupo de Trabalho Peramente, na Seger no próximo dia 25, às 10 horas.