Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Espírito Santo

Na manhã de ontem (25) a Diretoria do Sindicato dos Inspetores do Sistema Penitenciário do Estado (Sindaspes) se reuniu com o Subsecretário para Assuntos do Sistema Penal (Sasp), Alessandro Ferreira de Souza, para buscar esclarecimentos sobre a padronização das medidas de prevenção, controle e manejo do novo coronavírus no sistema penitenciário e em relação as unidades prisionais selecionadas para receber presos com caso suspeito ou confirmado da COVID-19.

De acordo com a Subgerente de Segurança do Paciente e Segurança Epidemiológica do Sistema Penal, Erika do Nascimento Bianchi, e a Diretora Assistencial do Instituto Vida e Saúde, Hanna Blauth Ximenes, ambas responsáveis pela Nota Técnica de padronização das medidas, inicialmente 04 unidades prisionais de diferentes regimes foram selecionadas, considerando dentre outros critérios, a disponibilidade de serviços de apoio de saúde. No entanto, como o cenário atual é volúvel existe a possibilidade de alteração a qualquer momento, considerando as características do sistema penitenciário e as variações epidemiológicas da pandemia.

Ainda, de acordo com o Subpenal o momento é de muitas incertezas e as decisões estão sendo revistas de acordo com a necessidade de cada caso.

Na ocasião, a Diretoria do Sindaspes, apesar de estar aguardando decisão judicial nas próximas horas, voltou a solicitar a suspensão imediata das visitas sociais e íntimas, bem como a adoção de outras medidas necessárias para amenizar os efeitos do vírus no sistema penitenciário.

A Diretoria do Sindaspes reafirma que está trabalhando com afinco para resolver cada problema apontado pela categoria e que irá as unidades selecionadas para receber presos com caso suspeito ou confirmado do novo coronavírus conversar com os Inspetores sobre a situação.

Estamos a disposição de todos.

Fiquem atentos a novas informações.

 

JONATHAN FURLANI
Diretor de comunicação e assistência social
(27) 99667-8563

© 2019. All rights reserved.